REGULAMENTO

O HACKHEALTHTECH 2021 é um evento de inovação aberta no formato de um hackathon que será realizado de forma presencial e remota no período de 09 de outubro a 07 de novembro de 2021, simultaneamente no Brasil e em Portugal.

 

I. OBJETIVOS

1º O HACKHEALTHTECH 2021 consiste no desenvolvimento de startups que apresentem soluções tecnológicas inovadoras na área da saúde humana. Serão premiadas as soluções mais inovadoras para os desafios apresentados pela instituições parceiras e para demandas digitais da área da saúde humana em geral.

2º O HACKHEALTHTECH 2021 visa promover um ambiente de inovação e colaboração entre a sociedade e a comunidade da saúde, mesclando conhecimentos do meio acadêmico, setor público e setor privado, para estimular o desenvolvimento de ideias que contribuam na transformação digital do setor da saúde.

3º O HACKHEALTHTECH 2021 tem por objetivos específicos estimular o desenvolvimento da cultura de inovação na área da saúde humana incentivando o empreendedorismo de base tecnológica e a cooperação entre os ecossistemas brasileiro e português de heathtecs.

4º Em resposta aos desafios propostos no evento, as soluções geradas devem ir preferencialmente ao encontro das oportunidades apresentadas pelos DESAFIADORES, e que serão expostas no Seminário de Apresentação de Desafios e Oportunidades, que acontecerá no dia 09 de outubro de 2021 no formato online.

  1. As equipes participantes podem não se limitar ao desenvolvimento de soluções às abordagens trazidas pelos DESAFIADORES, não esgotando as possibilidades de soluções possíveis de serem apresentadas.

5º As soluções devem:

I – ser desenvolvidas e apresentadas em observância:

a) às datas previstas neste Regulamento; e

b) a modelos de negócio de base tecnológica para a transformação digital da área da saúde.

II – ser orientadas para utilização por empresas, clínicas, hospitais e/ou poder público, por meio de uma interface que possibilite uma adequada experiência para o

usuário final da solução;

III – possuir caráter inovador, entendendo-se por soluções ainda não lançadas ou pouco exploradas no mercado;

IV – ser classificadas como soluções de Tecnologia da Informação aplicadas à área da saúde humana, entendendo-se por solução de TI o conjunto de bens e/ou serviços que apoiam processos de negócio, mediante a conjugação de recursos, processos e técnicas utilizados para obter, processar, armazenar, disseminar e fazer uso de informações; e

V – ser um MVP (minimum value product) ou protótipo funcional, entendendo-se como MVP ou protótipo funcional aquela solução numa versão mais simples que permita a sua execução com uma quantidade mínima de esforço e desenvolvimento, de acordo com as informações constantes do Pitch.

Parágrafo único. As equipes que deixarem de observar as recomendações constantes dos incisos deste artigo estarão passíveis de desclassificação, após deliberação da Comissão Organizadora e garantido o direito de defesa das equipes participantes.

 

II. DA PARTICIPAÇÃO

6º O presente evento destina-se a cidadãos brasileiros e portugueses ou imigrantes residentes em ambos os países, em situação regular, a partir de 16 anos de idade e é aberto ao público em geral.

7º As equipes deverão atentar-se às regras informadas pela Comissão Organizadora do evento e pautar suas ações de acordo com as informações constantes deste regulamento, mantendo um comportamento ético, sem causar danos patrimoniais ou morais, seja a outros participantes ou a terceiros.

8º A organização do evento não garante aos participantes a preservação de segredos de negócios, segredos industriais ou know-how que venham a ser expostos durante o evento.

9º Os participantes autorizam a Comissão Organizadora, seus parceiros e patrocinadores, a utilizarem endereços eletrônicos, telefones e demais dados informados pelos participantes na inscrição, com o propósito de formação e atualização de cadastro, reforço de mídia publicitária e divulgação do próprio HACKHEALTHTECH 2021, nos limites da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), sem nenhum ônus para a Comissão Organizadora.

Parágrafo único. A Comissão Organizadora está expressamente vedada de comercializar os dados coletados no HACKHEALTHTECH 2021. Os dados e informações coletados estarão armazenados em ambiente seguro, observado o

estado da técnica disponível, e somente poderão ser acessados por pessoas qualificadas e previamente autorizadas, em observância a legislação em vigor (Lei no 13.709, de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

10º As soluções tecnológicas apresentadas serão apuradas pela Comissão Julgadora, que será constituída por:

  1. I  – 1 (um) representante do Religare Innovation Lab;

  2. II  – 1 (um) representante da Universidade de Marília – Unimar;

  3. III  – 1 (um) representante do Hospital Beneficiente Unimar – HBU;

  4. IV  – 1 (um) representante Secretaria Municipal de Saúde de Marília;

  5. V  – 1 (um) representante da Associação de Empresas de Serviços de

Tecnologia da Informação – Asserti;

  1. VI  – 1 (um) representante do Startup Leiria;

  2. VII  – 1 (um) representante do Politécnico de Leiria;

  3. VIII  – 1 (um) representante da Bluefields Aceleradora.

Parágrafo único. A composição da Comissão Organizadora é constituída por:

I – 1 (um) representante do Espaço Religare;
II – 1 (um) representante da Universidade de Marília – Unimar; III– 1 (um) representante do Startup Leiria.

III. DO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE DESAFIOS E OPORTUNIDADES (FASE 1)

11º No dia 09 de outubro de 2021 às 10h (horário de Brasília) e 14h (horário de Lisboa), acontece o Seminário de Apresentação de Desafios e Oportunidades e sua programação estará disponível no site do evento. O seminário tem o objetivo apresentar problemas, desafios, oportunidades passíveis de serem utilizadas como inspiração para o desenvolvimento de soluções inovadoras durante o hackathon, expostos pelas instituições DESAFIADORAS.

Parágrafo único. As DESAFIADORAS são formadas pelas seguintes instituições:

I – 1 (um) representante do Religare Innovation Lab;
II – 1 (um) representante do Hospital Beneficiente Unimar – HBU; III– 1 (um) representante Secretaria Municipal de Saúde de Marília; IV – 1 (um) representante do Politécnico de Leiria;
V – 1 (um) representante do Centro Hospitalar de Leiria;

  1. VI  – 1 (um) representante da Bluefields Aceleradora;

  2. VII  – 1 (um) representante da Hitachi.

12º As inscrições das equipes e participantes do hackathon serão abertas ao final do Seminário de Apresentação de Desafios e Oportunidades.

13º Após serem inscritas e até a data de início da competição, as equipes contarão com o auxílio de mentores das instituições DESAFIADORAS para orientação quanto ao esclarecimento de dúvidas sobre os temas apresentados.

Parágrafo único. O líder de cada equipe terá acesso ao grupo de mentores das DESAFIADORAS do evento em aplicativo de mensagem instantânea, por meio do qual deverá agendar as sessões de mentoria em plataforma e ambiente mais conveniente ao mentor e à equipe.

 

IV. DA INSCRIÇÃO (FASE 2)

14º As pessoas interessadas em participar do evento deverão acessar a página do evento https://www.hackhealthtech.com, preencher seus dados pessoais nos campos apropriados, definidos como obrigatórios, no formulário eletrônico disponibilizado para a inscrição no período de 09 a 31 de outubro de 2021.

15º Os interessados poderão inscrever também os outros integrantes da equipe composta de, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) integrantes, observando os prazos e limites previstos neste Regulamento.

Parágrafo único. Os inscritos que não estivem em uma equipe, serão inseridos em uma equipe a ser definida pela Comissão Organizadora, após o encerramento das inscrições.

16º A organização do evento encerrará as inscrições quando totalizar 30 (trinta) equipes inscritas na modalidade presencial e 30 (trinta) equipes inscritas na modalidade remota, com a possibilidade de formação de lista de espera para o caso de desistências.

Parágrafo único. As inscrições serão divididas em duas sedes, Brasil e Portugal, sendo que serão limitadas 20 (vinte) equipes na sede presencial do Brasil, e 10 (dez) equipes na sede presencial de Portugal. Ademais, na modalidade remota, um total de outras 30 (trinta) equipes poderão se inscrever em ambas as sedes.

17º A Comissão Organizadora do HACKHEALTHTECH 2021 se reserva ao direito de não realizar o evento caso haja menos de 10 (dez) equipes inscritas.

18. No caso da inscrição da equipe, devem ser registrados:

a) Todos os membros da equipe, sendo permitida apenas 1 (uma) inscrição por número do documento de identificação (pessoa física);

b) Indicação de um dos membros como responsável pela equipe (líder);

c) Indicação do nome da equipe (escolhido pelos membros), que servirá para identificá-los durante o evento;

d) Indicação da modalidade (presencial ou remota) e da sede (Brasil/Marília ou

Portugal/Leiria).

19º As inscrições serão gratuitas e eventuais despesas com passagens, locomoção, acomodação e refeições serão de responsabilidade exclusiva das equipes participantes.

20º O preenchimento e envio do formulário eletrônico de solicitação de inscrição não garante a participação no evento, devendo os pretensos participantes aguardarem o e-mail de confirmação que será enviado para o líder da equipe.

21º A participação no evento implica autorização do(s) autor(es) para utilização pela organização do evento, definitivo e gratuito, ao público em geral, todo e qualquer tipo de comunicação, divulgação, veiculação e, enfim, publicidade e promoção relativamente ao seu nome, imagem e voz, em qualquer meio, incluindo, eletrônicos e na internet, desde que vinculado ao presente evento.

22º Este Regulamento ficará disponível na página do evento.

 

V. DO DESENVOLVIMENTO DAS SOLUÇÕES (FASE 3)

23º No período de 06 de novembro a 07 de novembro de 2021 as equipes realizarão o desenvolvimento das soluções de modo presencial ou remoto, com a disponibilidade de acesso a mentores de forma presencial e/ou remota para suporte ao desenvolvimento das soluções e esclarecimento de dúvidas em torno dos temas propostos.

Parágrafo único. Os horários de inicío e término das atividades dos respectivos dias nas sedes do hackathon serão disponibilizadas no site do evento.

24º Para o desenvolvimento das soluções e efetiva participação no evento, as equipes na modalidade remota deverão dispor de computadores pessoais com acesso à Internet, sendo de sua inteira responsabilidade as providências nesse sentido. As equipes na modalidade presencial deverão utilizar computadores próprios para o desenvolvimento das soluções. Será disponibilizado acesso à Internet para as equipes na modalidade presencial.

25º O evento contará com a presença de mentores nas áreas de Tecnologia da Informação, Marketing, Negócios, Inovação e Empreendedorismo, Saúde e Direito, que acompanharão o ciclo de execução do HACKHEALTHTECH 2021.

 

VI. DA ENTREGA E DEMONSTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES (FASE 4)

26º As equipes deverão entregar até o final do dia 07 de novembro de 2021, as soluções no ambiente que será informado no site do evento. O código fonte e os outros itens obrigatórios devem estar disponíveis para que a Comissão Julgadora

possa analisá-los no dia 08 de novembro de 2021.

Parágrafo único. Consideram-se entregáveis nessa etapa e itens obrigatórios:

I – todo código fonte da aplicação, bibliotecas, API’s e qualquer outro elemento necessário para execução da aplicação disponibilizado no ambiente definido pela organização do evento;

II – vídeo de apresentação do modelo de negócio da solução, contendo o pitch final com no máximo 5 (cinco) minutos; e

III – vídeo de demonstração da solução com no máximo 5 (cinco) minutos. 27. Será automaticamente eliminada a equipe que:

I – entregar a solução de forma incompleta, em inobservância aos entregáveis descritos no parágrafo único do art. 26;

II – não entregar a solução; e

III – entregar a solução fora do prazo definido na programação disponibilizada neste edital.

28º As equipes deverão entregar o pitch final das suas soluções à Comissão Julgadora, contendo, no mínimo, os seguintes elementos:

I – nome da solução; II – público-alvo;

  1. IV  – problema;

  2. V  – modelo de negócio; e

V – diferencial competitivo.

29º A apresentação do pitch e a demonstração da solução ocorrerão de forma virtual, por meio de publicação de vídeos no YouTube ou em outro repositório onde seja possível o acesso online, de forma fácil e simplificada, no dia 08 de novembro de 2021.

Parágrafo único. Qualquer dificuldade de acesso ao vídeo, imposta pela utilização de plataforma ou recurso diverso do YouTube, que implique a impossibilidade de acesso pela Comissão Organizadora e pela Comissão Julgadora resultará na desclassificação da equipe.

30º O vídeo de apresentação do pitch e demonstração da solução deverá ter, no máximo, 5 (cinco) minutos de duração, cabendo aos times a utilização de recursos de edição para adequação do tempo.

 

VII. DO JULGAMENTO FINAL DAS SOLUÇÕES (FASE 5)

31º O julgamento das soluções pela Comissão Julgadora ocorrerá no dia 08 de novembro de 2021.

32º As soluções serão avaliadas pela Comissão Julgadora, conforme critérios abaixo:

I – relevância do problema ou desafio resolvido;

II – modelo de negócio sustentável;

III – usabilidade e design que priorizem o acesso simplificado e fácil compreensão do usuário;

IV – inovação e criatividade da solução; e

V – completude funcional da solução.

  1. Caso a comissão julgadora considere insatisfatórios as soluções apresentadas, não será atribuído prêmio a nenhum participante, devendo os trabalhos serem devolvidos aos autores.
  2. Na hipótese de ocorrer empate técnico entre as soluções desenvolvidas, serão utilizados como critérios de desempate, nessa ordem, as maiores avaliações referentes aos quesitos:

I – relevância do problema resolvido;
II – modelo de negócio sustentável; e III – completude funcional da solução.

33º Os membros da Comissão Julgadora serão convidados a fazer a avaliação das soluções de acordo com os quesitos apresentados no caput do art. 34, adotando escala numérica de 1 (um) a 10 (dez).

34º A apuração das notas será realizada pela Comissão Organizadora do evento, anunciada em live online e publicada no dia 08 de novembro de 2021.

  1. A partir da avaliação da Comissão Julgadora serão classificados os projetos em 1º (primeiro), 2º (segundo) e 3º (terceiro) lugares para cada uma das sedes.
  2. As equipes classificadas deverão ter disponibilidade para conceder entrevistas e fornecer informações para publicação em mídias e releases relacionadas à divulgação do evento e em atendimento às equipes de comunicação dos órgãos envolvidos na organização do evento.

35º A equipe vencedora será aquela que apresentar a solução que obtiver o maior

somatório geral das notas atribuídas por todos os componentes da Comissão Julgadora.

 

VIII. DA PREMIAÇÃO

36º Serão entregues prêmios em pecúnia para as 3 (três) primeiras equipes de cada sede do ranking geral em até 30 (trinta) dias após a divulgação do resultado final, além de outras premiações em programas de aceleração e incubação dos projetos selecionados pelos DESAFIADORES.

37º A premiação do evento dar-se-á por meio de recursos financeiros e programas de apoio ao empreendedorismo, distribuídos da seguinte forma:

I – Sede Brasil/Marília

Primeira colocada:
– Prêmio de R$ 10.000,00 (dez mil reais);
– Participação gratuíta no Programa de Aceleração Sparks da Bluefields.

Segunda colocada:
– R$ 6.000,00 (seis mil reais);
– Participação gratuíta no Programa de Aceleração Sparks da Bluefields.

Terceira colocada:
– R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
– Participação gratuíta no Programa de Aceleração Sparks da Bluefields;

I – Sede Portugal/Leiria

Primeira colocada:
– Prêmio de €1.500 (hum mil e quinhentos euros).

Segunda colocada:
– Prêmio de €1.000 (hum mil euros).

Terceira colocada:
– Prêmio de €700 (setecentos euros).

§1o Os prêmios financeiros de que trata este artigo estão em valores brutos, sujeitos à tributação na forma da lei.

§2o Além dessas premiações, as instituições DESAFIADORAS poderão selecionar projetos que sejam de interesse de seus negócios para programas internos de aceleração e/ou incubação.

38º Na premiação financeira, cada equipe poderá ser contemplada apenas uma vez e deverá indicar um representante para receber o prêmio em nome do time.

Parágrafo único. A conta-corrente informada deverá ser de titularidade do representante indicado pela equipe, sendo vedado o pagamento em nome de terceiros.

 

IX. DAS SANÇÕES

39º O descumprimento das disposições constantes no Regulamento ensejará a desclassificação da equipe.

 

X. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

40º Estão impedidos de participar do evento os membros da Comissão Julgadora e da Comissão Organizadora, bem como seus parentes em linha reta, colateral ou afim.

41º A participação no HACKHEALTHTECH 2021 se dará a partir da efetivação da inscrição e do aceite online e implica o conhecimento e total aceitação dos termos deste Regulamento.

42º Nenhum participante terá direito ao recebimento de quaisquer valores, seja a que tempo e/ou título for, em virtude de qualquer forma de utilização, divulgação e reprodução e sua imagem e/ou conteúdo e funcionalidades da solução e se compromete, ainda, a não divulgar informações sobre as soluções a terceiros.

43º As equipes deverão atentar-se às regras informadas pela Comissão Organizadora.

§1o Qualquer conduta considerada inapropriada, que possa comprometer o regular desenvolvimento do evento, ou cause qualquer prejuízo à consecução do objeto especificado neste Regulamento, será avaliada pela Comissão Organizadora e poderá acarretar a desclassificação da equipe.

§2o Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora e/ou pela Comissão Julgadora.

§3o O concurso poderá ser interrompido ou suspenso, por motivos de força maior ou devido a problemas de acesso à rede de Internet, com servidores, entre outros, não sendo devida qualquer indenização ou compensação aos participantes do concurso e/ou aos eventuais terceiros.

§4o Nos casos mencionados no parágrafo anterior, a Comissão Organizadora aplicará os melhores esforços para dar prosseguimento ao evento tão logo haja a regularização do problema, resguardando-se, no entanto, a possibilidade de cancelamento definitivo na hipótese de impossibilidade de retomada da realização.

§5o Informações adicionais sobre o evento ou esclarecimentos sobre este Regulamento podem ser obtidos pelo e-mail hht21@religarelab.com.br.